Leilão do espectro de 700 MHz pode permitir o lançamento do GPhone

Rômulo de Araújo Mendes
4 min de leitura

Imagem relacionada a Leilão do espectro de 700 MHz pode permitir o lançamento do GPhoneNos últimos meses temos lido vários “posts” oficiais da Google em seu Google Public Police Blog, nos quais debatem as posições suas e de outras empresas não vinculadas ao mundo das telecomunicações (entre elas a Microsoft, a Intel, a Dell e a HP) no que tange aos padrões do próximo leilão do espectro de transmissão de telecomunicações de 700 MHz nos Estados Unidos. Este leilão é tão importante que poderá mudar para sempre a história das indústrias de Internet, telecom e televisão nos Estados Unidos e repercutir em todo o mundo. A Google está oferecendo até USD$ 4,6 Bilhões pelo direito de usar este espectro. As demais empresas interessadas provavelmente ofertarão valores aproximados.

E por que ela poderá mudar todas estas indústrias? Poderá mudar porque hoje as telecomunicações e, portanto, todo o tráfego da Internet estão nas mãos das empresas de telecom. Em outras palavras, os grandes buscadores, que são os maiores consumidores de banda estão nas mãos das corporações de telecom e essas estão ameaçando tornar mais lento o tráfego de quem não está pagando por isso (em suma, você usuário de buscas), o que representaria um verdadeiro terror para companhias como Google, Microsoft, Yahoo! e Ask. De outro lado, a TV e o rádio estão migrando para a grande rede e, cada vez mais, tende a exigir novos recursos de banda em poder dos grandes da Web. A migração da TV e do rádio para a Web não interessa às empresas tradicionais de mídia, que temem perder espectadores e, via de consequência, anunciantes e também das empresas de telecom, que temem ter que prover tráfego não remunerado.

É neste sentido que o consórcio liderado pela Google e pela Microsoft está pedindo ao Governo dos Estados Unidos a liberação, a partir de 2009, a liberação de espaços de TV não utilizados. Poderemos então esperar a TV/IP provida por estas empresas. Talvez isto ocorra antes.

Entretanto, o que se espera para o curto prazo, caso a Google consiga a concessão de exploração do espectro de 700 MHz, e que ela lance o tão esperado Google Phone. Afinal, com este recurso de banda larga, ela teria condições até de criar uma empresa de telefonia móvel. Eu diria até que a compra da Grand Central poderia estar incluída nesta estratégia.

Além disso, poderíamos esperar a Google provendo Internet movel IMAX gratuita em todo o território norte-americano. Vale dizer que a Microsoft também está nesta briga e, provavelmente, tem alguma estratégia parecida.

Pena que tudo isso esteja acontecendo apenas nos Estados Unidos e a história mostra que tenderá demorar cerca de 10 anos para chegar ao Brasil!

Atualização: Saímos na frente da Reuters! Somente agora a tarde(23/08) a empresa de notícias publicou uma matéria relacionada a este artigo do blog Google Discovery.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

1 comentário