Google GDrive pode ser incluído no Google Apps

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagem relacionada a Google GDrive pode ser incluído no Google AppsTony Ruscoe do blog Google Blogoscoped ao “brincar” com variáveis na URL de sua conta no Google Apps acabou descobrindo algo muito interessante.

Ao notar que “www10″ é o codenome para “Platypus” que é o codenome do Google GDrive. Ao modificar a URL do “Serviço Desativado” no Google Apps para “www10″, acabou sendo notificado com a imagem abaixo:
Imagem relacionada a Google GDrive pode ser incluído no Google Apps

Esta tela demonstra que o GDrive não é definitivamente um rumor, e pode ser disponibilizado no futuro como parte do Google Apps. Para que você possa visualiza-la, você pode usar a seguinte URL (substitua exemplo.com com o seu domínio no Google Apps):

https://www.google.com/a/cpanel/exemplo.com/DisableService?service=www10

Tony explica a história do “www10″ :
“Em Maio deste ano, após ser sido redirecionado para www10.google.com e receber uma notificação se um serviço chamado WWW10, eu questionei em meu blog, “O que é Google WWW10?” Após alguns investigações e visitando o www10.google.com tentei inserir o seguinte cookie ao header da resposta 302:

PlatypusData=EXPIRED;Path=/;Expires=Mon, 01-Jan-1990 00:00:00 GMT

O que isso significa? Eu suponho que o misterioso serviço WWW10 é um suposto codenome para GDrive ou Platypus e a possibilidade era do produto estar disponível para os usuários do Google Apps. Claro, nós devemos esquecer que o Google usa o Google Apps no sistema deles próprios, por isso existe a possibilidade do GDrive estar disponível apenas para o domínio google.com para uso interno.”

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
2 Comentários