Programação é uma das ferramentas mais exploradas e consolidadas pela Microsoft, ao mesmo tempo, a única empresa a possuir uma completa gama de produtos com foco em desenvolvimento de software e interfaces.
Será possível um dia o Google concorrer com a Microsoft? Muitos realmente se questionam se o Google poderia um dia a vir construir um “Visual Studio”, apesar da empresa de Mountain View fazer milagres, este segmento apresenta como rei a empresa de Bill Gates.
No entanto, o novo Visual Studio 2008 permite a criação de aplicações web, ou seja, é possível criar por exemplo Google Gadgets diretamente do software da Microsoft, além de aplicações com tecnologia Ajax e Silverlight.
Enquanto a Microsoft desponta como a principal jogadora, o Google ainda não entrou nem mesmo em campo. Clique aqui para baixar um preview do novo Visual Studio 2008.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!
O Google nunca se dedicou à isso?
Porque com certeza, se começasse a dedicar-se, despontaria.
Não acredito.. o Google “vacila” nesse aspecto, tem como rival a MS, mas só cria aplicativos para Windows e muitas vezes “fracos”.
Prometeu Gtalk pro Linux, entre outras aplicações, mas não saiu!
Aí está um ponto interessante: a Google sempre fornece excelente ferramentas, mas nunca tecnologia “de base”.
Isso tem vantagens: enquanto a Microsoft se vê obrigada a desenvolver o Hotmail em ASP.Net e utilizar servidores Windows 2008, a Google tem a total liberdade de utilizar a tecnologia que melhor lhe convir. Mesmo que esta seja a .NET.
Olá pessoal,
Obrigado a todos pelos comentários.
Na minha opinião, o Google deveria iniciar uma aplicação completa de desenvolvimento que poderia facilitar a criação de aplicações sociais, gadgets, entre outros. Se o Google quer crescer nestas áreas, depender do Visual Studio não deveria ser uma opção.
Não podemos esquecer que o Google possui algumas aplicações de desenvolvimento, mas são tão simples que nem se compara com a ferramenta da Microsoft.