Google Chrome abandona suporte ao codec H.264

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagem relacionada a Google Chrome abandona suporte ao codec H.264O Google, por meio do blog oficial do projeto Chromium, anunciou que as próximas versões de seu navegador Chrome deixarão de trazer o suporte ao codec H.264 para avançar em plataformas abertas como WebM (VP8) e Theora.

“Esperamos uma inovação ainda mais rápida na plataforma de mídia no próximo ano e por isso estamos concentrando nossos investimentos em tecnologias que são desenvolvidas e licenciadas com base nos princípios da web aberta” diz o Google.

“Estamos mudando o HTML5 do Chrome para torná-lo compatível com os codecs já apoiados pelo projeto Chromium. Especificamente, estamos apoiando o WebM (VP8) e codecs de vídeo Theora, e irá considerar a adição de suporte para outros codecs de alta qualidade aberto no futuro”.

Para utilizar o codec H.264 no Chrome, a gigante de Mountain View era obrigada licenciar o codec para poder embarcar em seu browser. Entre suas funções estava diretamente a capacidade de oferecer uma boa qualidade de vídeo, inclusive no YouTube.

“H.264 teve um papel importante mas nosso objetivo é permitir a inovação aberta, por isso o suporte ao codec serão removidos e os recursos dirigidos para tecnologias completamente abertas”.

Navegadores e tecnologias suportadas:

WebM/Ogg: 35%
(Firefox: 22.81%; Chrome: 9.98%; Opera: 2.23%)

H.264: 6%
(Safari: 5.89; IE9: 0.46%)

Com o fim da adoção do codec H.264, no qual a Mozilla também corrobora com a mesma visão no Firefox, os desenvolvedores terão que repensar com qual tecnologia seguir. A opção mais fácil, porém, muito debatida nos dias de hoje, está o velho e conhecido Flash.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
6 Comentários