As cidades brasileiras que estão no Google Street View

Rômulo de Araújo Mendes
5 min de leitura

Imagem relacionada a As cidades brasileiras que estão no Google Street ViewDesde que o serviço de fotografias 3D de cidades foi lançado no Brasil, que tenho a curiosidade de saber quais as cidades retratadas. Todos nós sabíamos que não eram muitas, considerando-se que o Brasil tem 5.560 municípios.

Inicialmente, se divulgaram apenas as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e as cidades turísticas dos Estados respectivos. No entanto, fazendo um estudo mais aprofundado, vê-se que vários outros municípios, notadamente das regiões metropolitanas das referidas capitais, também foram fotografadas.

Tomei o cuidado, então, de ver quais os municípios já estão no mapa em fotografias 3D. São eles:

No Estado de São Paulo:

São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba, Caieiras, Mairiporã, Jundiaí, Vargem Grande Paulista, Cotia, Embu, Taboáo da Serra, Itapecirica da Serra, Ibiúna, Diadema, São Caetano, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Vicente, Praia Grande,  Mongaguá, Guarujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Arujá, Guarulhos, Tremembé,  Campinas (parte) e Jacareí.

No Estado de Minas Gerais:

Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sarzedo, Ibirité, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé,  Brumadinho, Juatuba, Mateus Leme, Itaguara, Pará de Minas (parte), Florestal, Sete Lagoas, Curvelo, João Monlevade, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Confins, Vespasiano, Lagoa Santa, São José da Lapa, Santa Luzia, Caeté, Sabará, Raposos, Nova Lima, Congonhas, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Luz, São João Del Rei e Tiradentes.

No Estado do Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro, Niteroi, São Gonçalo, Maricá, Saquarema, Araruama, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Queimados, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Paracambi, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes (parte), Volta Redonda, Magé, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Itagauí e Iguaba Grande

Procurei ser criterioso. No entanto, se tiver cometido algum erro, colocando algum município errado ou deixando algum de fora, por favor, comunique-me.

Quando vemos apenas as manchas azuis nos mapas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, isto parece muito pouco. Mas não é bem assim. A bem da verdade, se considerarmos as proporções das cidades retratadas no conjunto populacional de cada um dos Estados, veremos que o pessoal já fez um trabalho muito grande em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Acontece que, no Brasil, as regiões metropolitanas das capitais tendem a aglutinar as maiores cidades e, logo, as que possuem maior número de ruas a serem fotografadas e estas, em sua maioria, nestes Estados, já o foram.

Para se ter uma idéia, calculo que cerca de 30% a 40% das ruas do Estado de São Paulo, mais de 50% das ruas do Estado de Minas Gerais e quase 70% das ruas do Estado do Rio de Janeiro já foram fotografadas. É claro que este é um cálculo grosseiro, mas fundado na idéia de que as cidades menores possuem muito menos ruas que as regiões metropolitanas.

Assim, quando todas as regiões metropolitanas das capitais de Estados estiverem no Google Street View, a maioria esmagadora dos logradouros do Brasil lá estarão.

Este esforço concentrado nas regiões metropolitanas acredito estar neste exato momento sendo repetido hoje nas demais regiões metropolitanas brasileiras, em especial aquelas que são sedes da Copa de 2014 e ainda não estão no mapa do Street View (Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador).

Atenção: quando eu digo “região metropolitana” refiro-me a todas as cidades, que circundam as capitais. Isso torna o objetivo da Google de fotografar todas as cidades da Copa de 2014 um verdadeiro desafio, porque nelas reside a maior parte da população brasileira.

De qualquer forma, não excluo a possibilidade de que outras regiões metropolitanas e outras cidades de menor porte também estejam sendo retratadas concomitantemente. Afinal, entre uma grande cidade e outra, pode existir uma outra de menor porte, onde fotografar se torna um trabalho rápido e fácil e os carros do Google Street View podem aproveitar o tempo e colher as imagens daquele local. Parece que foi isso o que aconteceu com algumas cidades pequenas, notadamente em Minas Gerais.

Este trabalho terá que ser rápido, porque o mapeamento do Brasil será necessário quando chegar a Copa do Mundo.

Assim, hoje mesmo, em qualquer cidade brasileira, um carro do Google Street View poderá estar fotografando as ruas. Se você o encontrar, por favor, mande uma foto para nós, para que possamos publicar.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

27 Comentários