Picasa web ganha novos recursos e mais segurança

Ricardo Fraga
7 min de leitura

Imagem relacionada a Picasa web ganha novos recursos e mais segurançaMesmo não sendo o serviço de armazenagem e compartilhamento de fotos mais popular do mundo, tampouco ser a menina dos olhos do Google, o Picasa web sempre recebeu uma boa atenção da gigante das buscas.

Ao longo dos últimos meses, vários recursos foram adicionados ao Picasa web, além de features já existentes terem sido aperfeiçoadas. E, como ele não recebeu a devida atenção por parte do Google Discovery, resolvi fazer um Discovery Review, no qual abordarei todas as novidades e melhorias adicionadas ao serviço desde a sua integração com o Picnik. O GD tarda, mas não falha. :)

Compartilhe álbuns privados no Google Buzz

Os usuários que têm o Picasa web entre os sites conectados ao Google Buzz, sempre que um álbum público é criado, automaticamente ocorre o compartilhamento com todos os seus seguidores do Buzz.

O compartilhamento, antes restrito aos álbuns públicos, agora também pode ser feito com os álbuns privados. Ao criar um álbum restrito, e compartilhá-lo com apenas alguns amigos, caso eles sigam o usuário no GBuzz, também poderão ver as suas fotos.

Suporte a vídeos em HD

Uma opção pouco conhecida dos usuários do Picasa web, é a possibilidade de se hospedar, no serviço, arquivos de vídeos nos formatos .3gp, .avi, .asf, .mov, .wmv, .mpg, .mp4, .m2t, .mmv e .m2ts (sim, ele não aceita arquivos em Flash ou Real Media).

Até pouco tempo, o Picasa web permitia vídeos em qualquer definição, mas os exibia somente em 240p e 360p. Com a intenção de facilitar a organização de todos os arquivos do usuários, agora o serviço permite o upload e exibição de vídeos em 720p e 1080p. Assim como no caso das fotos, quanto mais pixels, mais nítida será a imagem e, consequentemente, uma melhor experiência de visualização terão os usuários. :D

Envio de vídeos via web

Até pouco tempo atrás, o Picasa web não permitia que os usuários enviassem vídeos diretamente da página do serviço. Havia a necessidade de instalar o Picasa desktop para poder fazer o upload deste tipo de arquivo.

Finalmente, o Google adicionou a possibilidade de envio de vídeos a partir da própria página, facilitando, e muito, a vida dos usuários que gostam de compartilhá-los. :)

Dica do leitor Adler Luiz via comentário!

Melhorias na ampliação de imagens

O Picasa web ganhou, também, um aprimoramento no sistema de ampliação de imagens. Fazendo uso do efeito lightbox, ao clicar na lupa de ampliação, a imagem é imediatamente carregada em um tamanho maior do que o exibido anteriormente. No canto inferior direito, o usuário passa a ter a opção de ampliá-la até o seu tamanho original, bastando, para isso, deslizar a caixinha branca de um lado para o outro.

O sistema, que requer o Flash instalado para funcionar, acabou por impossibilitar, aos usuários, de terem acesso ao link para a imagem em alta definição. :(

Imagem relacionada a Picasa web ganha novos recursos e mais segurança

Conexão segura via https

Preocupado com a segurança do usuário, o Google vem impondo a utilização padrão do protocolo HTTPS, que criptografa as informações trafegadas entre o computador do usuário e os servidores da empresa. O Gmail e GDocs, por exemplo, já fazem uso do protocolo seguro há algum tempo.

Para ajudar a proteger os dados dos usuários do Picasa web do acesso indevido de terceiros, o Google também implementou, no serviço de fotos da empresa, a utilização do procolo seguro. Assim, sempre que o usuário acessar qualquer URL que inicie com http://picasaweb.google.com/, será automaticamente redirecionado para https://picasaweb.google.com/. Se você acessa muito o Picasa web de redes públicas, poderá ficar ainda mais tranquilo agora. :)

Mais informações sobre as imagens

O Google implementou uma excelente novidade aos amantes de fotografia. Agora, os usuários têm acesso a mais de 200 tipos de informações sobre a fotografia, que são obtidas através do EXIF, e que podem ser acessadas através da opção página de detalhes completos, disponível logo abaixo do menu direito.

Imagem relacionada a Picasa web ganha novos recursos e mais segurança

Upload de múltiplos arquivos simultaneamente

Uma das limitações mais chatas no Picasa web era a que impedia o upload de mais de cinco imagens ao mesmo tempo. Além disso, era necessário selecionar uma imagem de vez, o que fez com que muitos usuários instalassem o Picasa desktop para executar tal procedimento.

Para a felicidade de todos, o Picasa web ganhou, recentemente, a opção de upload de várias imagens simultaneamente. Ao clicar em Fazer upload e selecionar o álbum de destino, o usuário passa a poder selecionar dezenas de imagens. Assim que o envio de cada imagem é concluído, e uma miniatura dela é exibida, o usuário já pode começar a adicionar legendas, ampliar ou eliminar as imagens da tela.

Os usuários do Internet Explorer ganharam, também, um plugin que permite o envio de imagens via drag-and-drop.

Imagem relacionada a Picasa web ganha novos recursos e mais segurança

Nova página inicial

Ao acessar o Picasa web, o usuário sempre tinha acesso somente aos seus álbuns no serviço. Para torná-lo mais social, o Google começou a exibir, na página de abertura, fotos de sua família e amigos compartilhadas com você, juntamente com algumas fotos públicas da comunidade Picasa.

Imagem relacionada a Picasa web ganha novos recursos e mais segurança

Fotos do Picasa web no Google Profiles

Além de todas as melhorias e novidades já listadas, o novo Google Profiles ganhou, há alguns dias, uma excelente integração com o Picasa web. Mais informações sobre esta novidade vocês podem ler no post Mostre suas fotos do Picasa Web no perfil do Google. ;)

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

11 Comentários