Jornal acusa Google de representar Rio de Janeiro como “aglomerado de favelas”

Renê Fraga
2 min de leitura

Em uma matéria lançada nesta segunda-feira, o jornal O Globo acusa o Google de valorizar um “aglomerado de favelas” em torno de seu serviço de mapas, o Google Maps.

Imagem relacionada a Jornal acusa Google de representar Rio de Janeiro como "aglomerado de favelas"

“O mapa da Zona Sul serve de exemplo: o bairro do Humaitá não aparece num primeiro momento, como ocorre com Ipanema, Leblon e Jardim Botânico. Nesse ponto do mapa é indicado como ‘Favela Humaitá'”, menciona a publicação.

“O tradicional bairro do Cosme Velho, que abriga um dos principais pontos turísticos da cidade – o bondinho do Corcovado – também não está no mapa, que privilegia a desconhecida favela Vila Imaculada Conceição”.

O problema no serviço estaria no modo como o Google dá destaque as informações contidas em seus mapas. Dependendo do zoom escolhido pelo usuário, algumas localizações escondem pontos importantes para exibir informações que seriam negativas a cidade.

Em resposta as informações do jornal carioca, a assessoria de imprensa do Google informou uma correção para o problema está em andamento. “Enquanto respondemos, nossa equipe está trabalhando para melhorar o modo como as informações são exibidas”.

Em 2009, o Google foi acusado de perpetuar as divisões sociais do Japão ao publicar mapas remontam à era feudal, ao identificar distritos como “cidade suja” em seu serviço do Google Earth.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
13 Comentários