Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

Ricardo Fraga
3 min de leitura

Ficar sem poder ler e escrever e-mails, acompanhar os seus compromissos ou acessar os seus documentos devido a falta de conexão com a internet, não é das coisas mais agradáveis. Pensando nisso, o Google acaba de adicionar, ao Gmail, Google Docs e Calendar a possibilidade de acessar estes serviços mesmo que não haja conexão com a rede.

Para acessar o Gmail sem estar conectado, o usuário deverá, obrigatoriamente, utilizar o Google Chrome e ter o aplicativo Offline Google Mail instalado no navegador. Na primeira vez que o app é acessado, o usuário deve optar por permitir ou não que os e-mails sejam armazenados localmente. Na mesma tela, o Google alerta que tal funcionalidade não deve ser ativada em computadores público e que o usuário poderá voltar atrás em sua decisão futuramente.

Imagem relacionada a Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

Após permitir o acesso offline, o usuário irá se deparar com uma interface… digamos… diferente. Sim, é isso mesmo. A interface do Gmail offline é a mesma utilizada nos tablets. Nesta versão, o usuário poderá ler, apagar e enviar mensagens como se estivesse conectado. Assim que a conexão com a internet for restabelecida, o aplicativo sincronizará automaticamente com os servidores do Google.

Imagem relacionada a Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

Imagem relacionada a Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

Imagem relacionada a Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

No caso do Google Calendar, após ativar a opção pela engrenagem e instalar este aplicativo, a transição entre o modo on e offline se dará sem que o usuário tenha que intervir. Caso haja uma queda de conexão, o acesso ao Calendar se dará normalmente, porém, a adição/edição/exclusão de compromissos não será possível.

O mesmo se aplica ao Google Docs, onde os usuários somente poderão ler os documentos hospedados no serviço, sem poder editá-los. Neste caso, a grande preocupação do Google é, ao sincronizar, não sobrescrever as edições feitas online.

O Google afirma estar trabalhando para tornar a edição de compromissos e arquivos offline, além de expandir o suporte para outros navegadores.

Eu adorei a possibilidade de acessar o Gmail sem estar conectado. E vocês, o que acharam da novidade?

p.s.: tentei encontrar a extensão do Docs, mas não consegui pois a opção do serviço offline ainda não está disponível para mim. Assim que eu tiver acesso, atualizo o post.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

14 Comentários