Agências assumem culpa por publieditorial em nome do Google

Renê Fraga
3 min de leitura

Imagem relacionada a Agências assumem culpa por publieditorial em nome do GooglePelo menos duas agências de Londres, a Unruly e Essence Digital, assumiram, nesta terça-feira, terem realizado uma ação de social media em blogs – no estilo “post pago” – no qual teriam sido contratadas pelo Google para realizar uma campanha de divulgação de um vídeo promocional do Google Chrome.

No entanto, segundo o Search Engine Land, o que se pode encontrar nos blogs contratados foram textos incomuns e  “links comprados” para o site do Google Chrome, o que essencialmente violam as diretrizes da própria gigante da web. Outro ponto, destacado pelo blog, foram a falta do atributo “nofollow” nos links – tornando os blogs candidatos a serem banidos dos mecanismo de pesquisa.

Em comunicado oficial a imprensa americana, um porta-voz do Google afirmou que a empresa não trabalha com divulgação de conteúdo pago e nem mesmo oferece pagamento à blogueiros.

“O Google nunca concordou com nada além do que os anúncios online. Temos consistentemente evitado patrocínios pagos, inclusive pagando blogueiros para promover os nossos produtos, porque este tipo de promoções não são transparentes ou dentro do interesse dos usuários. Vamos olhar as mudanças que precisamos fazer para garantir que isso nunca aconteça novamente”, disse a empresa.

Em nota oficial, a Essence Digital disse ter trabalhado na ação sem aprovação:

Queremos ser perfeitamente claro aqui: o Google nunca aprovou uma campanha de post patrocinado. Eles só concordaram em comprar anúncios em vídeo online. Google têm consistentemente evitado postagens pagas para promover seus produtos, porque na sua opinião este tipo de promoções não são transparentes ou refletem o melhor interesse dos usuários.

Neste caso, o Google foi o sujeito de uma atividade através da mídia que incentivou os blogueiros a criar o que parecia ser posts pagos, muitas vezes de má qualidade e fora das normas do Google. Pedimos desculpas ao Google que claramente não autorizou isso.

Em 2009, após veicular uma campanha publicitária envolvendo a compra de posts em blogs japoneses, o Google Japão sofreu uma sanção de Mountain View ao ter seu PageRank reduzido de 9 para 5, uma demonstração pública da neutralidade que a empresa procura sempre defender e combater.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
1 comentário