Ecad suspende cobrança aos vídeos do YouTube e alega ‘erro operacional’

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagem relacionada a Ecad suspende cobrança aos vídeos do YouTube e alega 'erro operacional'Poucas horas após o Google Brasil emitir uma nota pública sobre uma cobrança indevida do Ecad – que tentava cobrar direitos autorais de vídeos incorporados em sites/blogs – a entidade comunicou a imprensa de que o fato já estaria sendo reavaliado.

“O Ecad nunca teve a intenção de cercear a liberdade na internet, reconhecidamente um espaço voltado à informação, à difusão de músicas e demais obras criativas e à propagação de ideias. A instituição também não possui estratégia de cobrança de direitos autorais voltada a vídeos embedados”, menciona a nota pública de comunicação.

“Explica que, desde 29 de fevereiro, as cobranças de webcasting estavam sendo reavaliadas e que o caso noticiado nos últimos dias ocorreu antes disso. Mesmo assim, decorreu de um erro de interpretação operacional, que representa fato isolado no universo do segmento”.

A entidade também confirmou o acordo com o Google mas declara que existe a possibilidade “do Ecad fazer a cobrança das músicas provenientes de vídeos embedados desde que haja notificação prévia ao Google/Youtube”, algo que não teria acontecido, segundo o próprio escritório.

De acordo com Lauro Jardim, blogueiro da Revista Veja, a decisão de cobrar os vídeos do YouTube não contou com o apoio de nenhuma das grandes gravadoras instaladas no Brasil. “Elas já enviaram uma carta ao Ecad com essa unânime posição”, escreveu em seu blog.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
10 Comentários