Jornais brasileiros abandonam o Google News

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagem relacionada a Jornais brasileiros abandonam o Google NewsDe acordo com o site Jornalismo nas Américas, produzido pela Universidade do Texas, alguns dos principais jornais brasileiros resolveram abandonar o Google News após o buscador negar qualquer compensação financeira pelo direito de usar suas manchetes.

A discussão com a gigante de Mountain View foi feita pela Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ) – que representa 154 jornais nacionais – no qual acredita que o Google News “se beneficia comercialmente desse conteúdo qualificado e não abre espaço para discutir um modelo de remuneração pela produção desse material”.

Para Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google, discutir uma forma de pagamento pelo tráfego é como se o “restaurante tentasse cobrar uma taxa a um motorista de táxi por ter levado um turista para almoçar lá”. Leonardi ainda argumenta que o Google News gera um bilhão de cliques para sites de notícias em todo o mundo.

Apesar da conversa entre as partes, a ANJ considerou que o Google News não estava contribuindo para o crescimento dos jornais indexados pelo serviço. “Ao contrário, ao fornecer algumas linhas iniciais de nossas histórias ao internauta, o serviço reduz a possibilidade de que este busque a história completa em nossos sites”, disse Carlos Fernando Lindenberg Neto, presidente da ANJ.

Enquanto isso na França, uma proposta de lei quer forçar os motores de busca a pagar por conteúdo. Em resposta aos legisladores, o Google já afirmou que pode excluir sites da mídia francesa de seu índice de pesquisa.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
11 Comentários