Google lança Zopfli para comprimir dados e acelerar páginas da web

Renê Fraga
1 min de leitura

google-developersO Google anunciou o lançamento do Zopfli, um algoritmo de compressão de código aberto que pode comprimir dados cerca de 3% a 8% a mais de que a biblioteca zlib.

Zopfli é compatível com os navegadores mais modernos e apresenta uma taxa de compressão maior. Isso ajuda a tornar a transmissão de dados mais rápida e latências mais baixas, o que pode tornar a web um pouco mais rápida.

“Quanto menor o tamanho compactado, melhor o aproveitamento do espaço, a transmissão de dados fica mais rápida e menores latências para as páginas da web. Além disso, o menor tamanho compactado tem benefícios adicionais em uso móvel, como a redução das taxas de transferência de dados e uso da bateria”, publicou Lode Vandevenne, engenheiro de software no Google.

Apesar de suas vantagens, Vandevenne nota que algoritmo leva muito mais tempo para comprimir arquivos. “Este compressor leva mais tempo (~ 100 vezes mais lento), mas comprime em torno de 5% melhor do que zlib e melhor do que qualquer outro compressor compatível que temos encontrado”, disse.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
7 Comentários