Google testa encriptação no Drive para evitar espionagem da NSA

Renê Fraga
1 min de leitura

google-driveDe acordo com a CNET, o Google está testando uma criptografia para os arquivos armazenados no Drive. Atualmente o serviço não criptografa os arquivos na nuvem, somente quando estão sendo transferidos pelo usuário.

“O Google começou a experimentar uma criptografia de arquivos no Google Drive, um movimento de proteção a privacidade e que pode conter as tentativas dos EUA e outros governos de ganhar acesso aos arquivos armazenados dos usuários.

Duas fontes disseram à CNET que Mountain View, empresa com sede na Califórnia está testando ativamente encontrar uma criptografia para arquivos em seu armazenamento de arquivos na nuvem e serviço de sincronização. Uma fonte familiarizado com o projeto disse que uma pequena porcentagem de arquivos do Google Drive está criptografado.

Uma criptografia segura nos arquivos privados dos usuários significa que o Google não seria capaz de divulgar o conteúdo dos arquivos armazenados, mesmo com a NSA apresentando uma ordem jurídica ou mandado de busca”.

O Google não fez comentários sobre a reportagem da CNET.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário