Google Play Services está desfragmentando o Android

Renê Fraga
2 min de leitura

google-plus-services

Pelo menos é o que diz o site Arstechnica ao argumentar que o Google está empurrando seus serviços e produtos para uma atualização independente do sistema operacional, utilizando principalmente o Google Play Services (presente em quase todos os Androids) e updates opcionais pelo Google Play.

Com isso, o buscador estaria tornando a ideia de atualizar o sistema operacional algo não tão atrativo para os usuários. Na verdade, as atualizações seriam “apenas números” e não uma ação necessária para obter novos recursos, serviços e funcionalidades.

A exemplo disso foi o Android 4.3, que não trouxe qualquer novidade em primeiro plano. Há também atualizações que corroboram com a ideia, como o Hangouts, que substituiu o Google Talk, e a chegada do Google Play Games, que não solicitou qualquer ação do usuário para a sua instalação.

No anúncio do Android 4.4 KitKat, feito ontem pelo Google, a empresa afirmou que “quer levar a experiência do Android para todos os usuários” e utilizar o Google Play Services para despachar as novidades poderá ser uma saída realmente esperta e interessante para colocar as novidades disponíveis, ao mesmo tempo, em todos os aparelhos.

Seria o Android 4.4 KitKat realmente uma mudança drástica no Android?

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário