Google Maps volta a ganhar mapas offline no Android

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagem relacionada a Google Maps volta a ganhar mapas offline no Android

Você provavelmente está pensando: o Google já anunciou isso faz tempo! Sim, é verdade! E novamente volta a anunciar a disponibilidade de mapas offline no Android.

Antes de entrar em detalhes, um breve histórico desse recurso que vai e volta:

2011Google Maps para Android ganha recurso experimental de mapas offline
2012Mapas offline no Google Maps para Android
2013Mapas offline retornam ao Google Maps para Android

Embora os mapas offline já tenham aparecido por algum tempo, usá-lo no Brasil era um desafio para poucos. Somente algumas regiões do país ofereciam o modo offline, o que aparentemente passa a ser corrigido nesta nova versão (9.17).

Com o Maps Offline, os usuários agora poderão obter (sem uma conexão disponível):

  • Instruções passo-a-passo e com voz para percursos de carro;
  • Buscar um destino específico, como, por exemplo, hospitais e restaurantes;
  • Acessar informações como horário de funcionamento, contato e avaliação.

O buscador afirma que uma pesquisa com 1.000 usuários brasileiros, 40% responderam que tiveram problemas para acessar um mapa devido a falhas de conexão “algumas horas atrás” ou “em algum momento do dia”.

Os mapas baixados ficam válidos na memória do aparelho pelo prazo de 30 dias, na qual pode ser renovado caso o usuário faça uma atualização do mapa. A versão do Maps Offline para iPhone será divulgada em breve.

maps-offline

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
1 comentário