Sucesso da Niantic é sucesso do Google

Renê Fraga
2 min de leitura

Estava lendo uma reportagem recente da revista Época na qual afirma a ideia de que a Nintendo conseguiu “levar a realidade aumentada para as massas” enquanto o Google “nunca obteve qualquer êxito na área”. É um erro colossal!

Outra gafe cometida pelos jornalistas no artigo está em apontar o aplicativo do Pokémon Go como um sucesso “restrito” a Nintendo, sendo que a plataforma foi desenvolvida pela Niantic e anteriormente explorada no jogo Ingress – lançado em 2013.

Na verdade, a afirmação que podemos fazer é exatamente a oposta: foi uma decisão incrivelmente certa do co-fundador do Google e presidente da Alphabet Larry Page de tornar a Niantic uma empresa independente.

Esse “distanciamento” liberou a Niantic de conflito de interesses e questionamentos de acionistas do Google, permitindo que a empresa faça acordos mais amplos e flexíveis, sem queimar a neutralidade do Google com outros parceiros e marcas.

O jogo oferece ainda um retorno financeiro mais vantajoso para o Google do que para a própria Nintendo. Além, é claro, de mudanças no comportamento do usuários que vão ajudar o buscador com a adoção de novas tecnologias.

Atualmente o Google obtém rendimentos do Pokémon Go a partir de compras in-app, lucros da Niantic (o Google é um investidor!) e o uso gradativo de tecnologia de realidade aumentada que poderá contribuir com a ascensão de projetos como o Google Tango.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
7 Comentários