YouTube anuncia novas regras para a monetização de vídeos

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou uma mudança nas regras de monetização dos vídeos do YouTube para permitir que os anunciantes tenham a certeza de que estão investindo em canais com conteúdos adequados para os todos os públicos.

Desta forma, mesmo que um conteúdo seja considerado aceitável conforme as políticas do YouTube, o material talvez não seja adequado para ser aceito dentro das novas regras de publicidade no Google.

Entre os conteúdos considerados inadequados para anunciantes incluem:

  • conteúdo com conotação sexual, inclusive nudez parcial ou humor com referências sexuais;
  • violência, inclusive exibição de lesões graves e eventos relacionados ao extremismo violento;
  • linguagem imprópria, inclusive assédio, palavrões e linguagem vulgar;
  • promoção de medicamentos e substâncias regulamentadas, inclusive venda, uso e consumo excessivo desses itens;
  • assuntos e eventos polêmicos ou delicados, inclusive aqueles relacionados a guerra, conflitos políticos, desastres naturais e tragédias, mesmo que as imagens não sejam explícitas;

Os vídeos enquadrados nas regras acima não serão mais aprovados para monetização. Caso a monetização seja aprovada, o vídeo não estará apto a receber todos os formatos de anúncios disponíveis.

“O YouTube preserva o direito de não gerar receita com um vídeo e de suspender os recursos de monetização em canais que enviam repetidamente vídeos que violam nossas políticas”, publicou o buscador em sua Central de Ajuda.

A gigante de Mountain View também informou que não recomenda que os YouTubers incluam promoções, patrocínios ou outros tipos de publicidade de anunciantes ou patrocinadores terceiros nos vídeos.

Em caso de “colocações pagas” e “endossos”, os produtores precisam consultar as políticas aplicáveis para evitar uma desmonetização ou, até mesmo, a remoção do vídeo.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
5 Comentários