Inteligência artificial do Google desenvolve síntese de voz humana

Renê Fraga
1 min de leitura

Cientistas do Google DeepMind estão desenvolvendo uma síntese de voz, um processo que permite a produção artificial de voz humana, por meio do uso da tecnologia de inteligência artificial.

Enquanto as máquinas hoje conseguem escutar a voz humana de uma forma avançada, as respostas fornecidas pelo Google e outras empresas ainda apresentam falhas perceptíveis que podem ser notadas como “robóticas”.

Atualmente a “voz” das máquinas se baseia em fragmentos de dados que combinadas são capazes de formar palavras. Entretanto, essa união pode apresentar sonoridades desiguais e inflexões estranhas.

DeepMind
Cada ponto é uma amostra analisada separadamente; o agregado é a forma de onda digital.

Para corrigir esse problema, a DeepMind pretende simular o som de 16.000 amostras por segundo com um nível profundo de análise capaz de construir o som a partir de zero.

A abordagem da WaveNet significa que o Google poderia gerar qualquer tipo de fala ou até mesmo música. Você pode ouvir abaixo da qualidade desta nova síntese de voz:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/282146215″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário