Google reCAPTCHA invisível usa aprendizado de máquina para reconhecer humanos

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google decretou o começo do fim dos desafios do reCAPTCHA para humanos – aquela caixa de verificação que podia ser vista em diversos sites e exigia apenas um único clique para a análise.

De acordo com a empresa, sua tecnologia de aprendizado de máquina e análise de risco avançada agora são capazes de reconhecer o comportamento humano e bloquear os acessos suspeitos.

“Agora estamos dando um passo adiante e tornando-o invisível. Usuários humanos poderão passar sem ver a caixa de seleção “Eu não sou um robô”, enquanto os suspeitos e bots ainda têm que resolver os desafios”, publicou o Google.

A mudança não é automática para toda a base de sites que utilizam o reCAPTCHA, sendo necessário que os desenvolvedores escolham o modelo de verificação entre os dois tipos de checagens existentes.

O botão abaixo será exibido nos sites com o reCAPTCHA invisível:

Imagem relacionada a Google reCAPTCHA invisível usa aprendizado de máquina para reconhecer humanos

Embora funcione sem a interação do usuário, o reCAPTCHA exige que o usuário clique em um botão existente no site ou seja automaticamente ativado por meio de uma API JavaScript.

Veja mais detalhes sobre o anúncio no vídeo abaixo:

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário