Android O: conheça as novidades da próxima geração do Android

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google liberou hoje a primeira versão Developer Preview do Android O (Oreo?) para que os desenvolvedores já possam trabalhar na próxima geração do Android.

“Uma prévia da próxima versão do Android para testes, desenvolvimento e feedback. Deixe seus aplicativos prontos para Android O!”, publicou o Google.

A próxima versão do Android não deve trazer grandes novidades em sua interface de usuário, mas melhorias significativas na usabilidade do sistema e outras questões técnicas.

Notificações:

Android O vai adicionar um novo recurso chamado “canais de notificação” permitindo agrupar as notificações de seus determinados aplicativos. Os usuários serão capazes de gerenciar essas notificações com base nesses canais como por exemplo “Tecnologia”, “Esportes”, “Jogos”.

Imagem relacionada a Android O: conheça as novidades da próxima geração do Android

Picture in Picture:

Os aplicativos de vídeo do Android O irão funcionar em formato Picture in Picture para que o vídeo continue a ser reproduzido ao alternar para um aplicativo diferente.

A funcionalidade será semelhante ao aplicativo do YouTube que permite navegar enquanto um vídeo é reproduzido no rodapé da tela.

Suporte a Multi-display:

Android O irá oferecer suporte a vários monitores. “Se uma atividade suporta o modo multi-janela e está sendo executado em um dispositivo com vários monitores, os usuários podem mover a atividade de uma tela para outra”, diz o Google.

Navegação pelo teclado:

Funcionalidade para que os aplicativos do Android funcionem melhor no Chrome OS ao permitir que os desenvolvedores tenham melhor suporte a navegação por seta em seus aplicativos.

“Com o advento do Android Apps no Chrome OS, estamos vendo o ressurgimento do uso de navegação de teclado em aplicativos Android”, diz a empresa.

Limites em segundo plano:

Android O vai introduzir limites automáticos sobre o que um aplicativo pode fazer enquanto está em segundo plano e evitar sobrecarga no uso da memória.

Esses limites irão se concentrar em duas áreas: limitações em serviços de segundo plano e limitações em transmissões.

Novos recursos Wi-Fi:

O Google pretende oferecer suporte a recursos como Wi-Fi Aware que facilita a comunicação entre aplicativos e dispositivos sem um ponto de acesso à internet no meio (ou qualquer conexão à Internet).

A empresa diz que está trabalhando com parceiros para oferecer suporte para NAN aos dispositivos “o mais rápido possível”.

Interoperabilidade entre aplicativos de chamadas telefônicas:

Android O quer possibilitar que aplicativos de chamadas possam interagir entre si e fazer chamadas pela rede de operadoras.

Os desenvolvedores poderão construir sua própria interface de usuário para fazer chamadas exibidas e controláveis por meio de dispositivos Bluetooth.

Outras novidades:

Androd O também irá incorporar ícones adaptáveis semelhante aos existentes no Google Pixel, suporte a monitores com cores amplas, suporte para codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade, nova API de áudio nativa, melhor suporte a fontes e WebView com modo de multi-processo habilitado por padrão.

Imagem relacionada a Android O: conheça as novidades da próxima geração do Android

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
1 comentário