Chu Ming Silveira ganha homenagem do Google

Renê Fraga
1 min de leitura

Um doodle publicado na página inicial do Google Brasil está homenageando hoje arquiteta e designer sino-brasileira Chu Ming Silveira que completaria 76 anos. Ela também é conhecida por ser a inventora do orelhão.

“Olá? Você pode me ouvir? Em cabines telefônicas do Brasil antes de 1971, a resposta foi geralmente, ‘Não’. Chu Ming Silveira, uma arquiteta, respondeu ao apelo de seu país para projetar uma melhor cabine telefone público. Durável, leve, barato de fabricar, instalar e manter. O orelhão se tornou uma das peças mais conhecidas e amadas do país entre os “mobiliários urbanos”, publicou o Google.

“O orelhão é abrigo do sol escaldante do Brasil e das chuvas torrenciais, assim como uma ampla gama de temperaturas. E o melhor de tudo? As pessoas podiam realmente ouvir a pessoa do outro lado da linha. Chu Ming descreveu a sua inspiração a partir da forma de um ovo, que oferece uma excelente acústica e tem uma forma natural agradável”.

Atualmente existem mais de 52.000 orelhões no Brasil e adaptações de projeto de Chu Ming podem ser encontradas no Peru, Colômbia, Angola, Moçambique e China.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
6 Comentários