Projeto Loon oferece acesso à internet no Peru

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou que o Projeto Loon tem fornecido conectividade básica à internet a dezenas de milhares de pessoas em zonas afetadas pelas enchentes no Peru.

Segundo a empresa, esta é a primeira vez o Projeto Loon foi colocado à disposição para ajudar o governo peruano, a Telefônica e as pessoas afetadas em regiões como Lima, Chimbote e Piura nas últimas 7 semanas.

“Oferecemos mais de 160GB de dados para dezenas de milhares de pessoas que de outra forma não teriam serviço de internet. São dados suficientes para enviar e receber 30 milhões de mensagens do WhatsApp ou 2 milhões de e-mails”, disse um porta-voz do Google.

“Em situações como esta, as ferramentas básicas de comunicação e o acesso à informação são especialmente importantes – contudo a infraestrutura de comunicações no solo é muitas vezes uma das primeiras coisas a ser eliminada por desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra”.

O buscador explica que para conseguir fornecer o acesso à internet, os balões que sobrevoam a região foram conectados à rede da Telefônica.

“Os balões Loon flutuam a 20 km de altitude, na estratosfera, e por isso têm o potencial de estender a conectividade para onde ela é necessária, independente do que esteja acontecendo abaixo deles”, disse Alastair Westgarth, líder do Projeto Loon.

“Continuaremos a fornecer internet com balão no Peru, enquanto for necessário e gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros que tornaram possível”.

estacao-terrestre.jpg

Foto: Engenheiros do Projeto Loon instalam a ‘estação terrestre online’ para a conectar os balões à internet.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário