O Google está promovendo uma homenagem a Gilbert Baker, criador da bandeira do arco-íris símbolo do orgulho gay, por meio de um doodle especial em sua página inicial. Baker faleceu em 31 de março de 2017, aos 65 anos.
“Doodle de hoje é um pouco mais colorido graças a Gilbert Baker, criador da bandeira do arco-íris, um símbolo de orgulho e liberdade para a comunidade LGBTQA+”, publicou o Google.
Ensinando a si mesmo a costurar, Baker colocou suas habilidades em prol da comunidade gay de San Francisco, fazendo banners para marchas e protestos.
Em 1978, Baker usou seu talento para criar um novo símbolo para a comunidade LGBT e substituir o triângulo rosa, um símbolo de opressão e devastação feito pelos nazistas para classificar as pessoas LGBT na Segunda Guerra Mundial.
Para o artista norte-americano, o arco-íris era um símbolo mais positivo e comemorativo.

“Precisávamos de algo bonito, algo de nós”, explicou Baker. “O arco-íris é tão perfeito, porque ele realmente se encaixa na nossa diversidade em termos de raça, sexo, idade, todas essas coisas. Além disso, é uma bandeira natural – e vem do céu!”
A bandeira do arco-íris, que atualmente apresenta seis cores, tinha originalmente oito, com cada tom representando um aspecto diferente da comunidade.
“Nossa família é tão orgulhosa do legado, ativismo e da arte que Gilbert deixou para o mundo. Ele tocou milhões em todo o mundo e deu poder para tornar as pessoas LGBT mais fortes e mais visíveis. Gilbert levou uma vida ousada e inspiradora, trazendo a bandeira do arco-íris para a vida e é esse legado que deve nos guiar em respeitar e celebrar a diversidade“, disse a irmã de Baker, Ardonna Cook.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!