Google+ completa 6 anos sem saber o seu futuro

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google+ completou esta semana 6 anos no ar! Uma marca notável para um site que vem sendo desenvolvido a passos lentos e, que há algum tempo, tem sido rotulado como “praticamente morto”.

Lançado em 28 de junho de 2011, o Google+ foi um sucesso entre os primeiros usuários que, devido a dominância do Facebook, se viram abertos a adotar uma nova plataforma.

google-plus-humor

Por algum tempo, o Google+ brilhou por trazer importantes inovações: círculos de amigos, Hangouts, Hangouts On Air, etc, e atrair personalidades como Lady Gaga, Britney Spears e o ex-presidente americano Barack Obama.

Até mesmo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou guerra do Google+ ao obrigar os funcionários a dedicar suas tarefas com o intuito de ajustar os recursos do Facebook para suprimir o Google+.

“Zuck tomou isso como uma ameaça existencial comparável as bombas dos soviéticos em Cuba em 1962. O Google+ era o grande inimigo em nosso próprio hemisfério, e agarrou Zuck como nunca”, disse um ex-funcionário do Facebook.

“Ele declarou “Lockdown”, – um estado de guerra que datava dos primeiros dias do Facebook, quando ninguém podia deixar o prédio enquanto a empresa enfrentava alguma ameaça, competitiva ou técnica”.

obama-google-hangout.jpg

Em outubro de 2013, o Google divulgou que cerca de 300 milhões de usuários ativos mensais interagiam com a timeline (Stream) do Google+.

Entretanto, em abril de 2014, com a saída de Vic Gundotra, executivo responsável pelo Google+, a rede social do Google desandou. A plataforma perdeu força, rapidez e, na minha opinião, sua influencia.

Os últimos anos tem sido marcados pela saída de produtos do Google+ – alguns bem sucedidos como o Google Photos – outros descontinuados pela falta de atualizações.

O buscador, entretanto, promete que o Google+ “ainda está vivo” e que vai receber atualizações nos próximos meses:

“Esta semana marca o sexto aniversário do Google+, tem sido uma grande viagem e um prazer para assistir ao nossa comunidade e evoluir ao longo dos anos. Esperamos celebrar muitos mais marcos com todos vocês nos próximos anos!”, publicou a equipe.

Enquanto isso, o Facebook celebra 2 bilhões de usuários…

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
5 Comentários