Google Talk, por favor, volte!

Renê Fraga
2 min de leitura

Enfim, o Google apresentou hoje a “versão desktop” do Google Allo que oferece os recursos do aplicativo dentro da web, sem precisar que os usuários fiquem o tempo todo nos celulares.

Na verdade, agora é o celular que necessita ficar pendurado (e online) para que o Google Allo possa funcionar na web e, devo dizer, é uma coisas mais chatas que já vimos nos últimos tempos.

Ao se espelhar no WhatsApp, que também funciona com uma tecnologia similar, o Google abandona seus conceitos e “tecnologias inovadoras” para se conectar com os amigos em qualquer lugar.

“Google Talk usa as tecnologias inovadoras do Google para ajudar as pessoas a se comunicar de forma mais eficaz e eficiente. Pense nisso como a abordagem do Google para as comunicações”.

Enquanto o WhatsApp não tem histórico no setor, o Google já desenvolveu o saudoso Talk e o não-tão-querido Hangouts; agora, porém, parece caminhar para trás.

Entre os “hard users”, aqueles que gostam de usar somente as últimas tecnologias, a plataforma do Telegram vem sendo escolhida, sem qualquer dúvida, em primeiro lugar.

Diferente do WhatsApp e Allo, o Telegram têm acertado em suas últimas features, tanto para os usuários comuns quanto para os produtores de conteúdo.

E o melhor: o Telegram não exige que você tenha que ficar com seu celular conectado o tempo todo. Basta entrar com o número de telefone e pronto!

Além disso, a interface (UX) lembra o Talk, o que ajuda a tornar o comunicador instantâneo mais útil – diferente de todas aquelas firulas desnecessárias que encharcam as conversas do Allo.

Se quiser vencer esta guerra, o buscador precisa rever urgentemente seus planos no setor de comunicação e, sem dúvida, buscar as suas origens do simples e minimalista.

Características que fizeram do Talk um sucesso em 2005, com muitos usuários deixando o pesadíssimo MSN em busca de uma opção mais fácil de usar.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
8 Comentários