Google Sheets oferece melhor análise e visualização de dados

Renê Fraga
2 min de leitura

GSuite, a plataforma de ferramentas corporativas do Google, ampliou suas funções e anuncia gravador de comandos baseado em nuvem no Google Sheets, não sendo mais necessário fazer o download de arquivos para acessar suas macros.

“Com recursos robustos de formatação de dados, incluindo agrupamento de linhas e impressão de quebras de página, novidade permitirá que clientes gravem ações e possam reproduzi-las por meio de comandos, sem precisar realizar o trabalho manualmente por mais de uma vez ao dia”, diz a empresa.

O gravador de comandos traz autonomia para a execução de tarefas repetitivas, por exemplo, como a formatação de novas importações de dados. A novidade permite gravar ações e reproduzi-las, sem precisar escrever um a um novamente.

“Digamos que você precise formatar novas importações de dados ou criar o mesmo gráfico em várias planilhas de dados trimestrais. Repetir as mesmas etapas manualmente pode levar horas, mas agora é possível gravar essas ações e utilizá-las sem precisar escrever nenhum código”, declara Ryan Weber, gerente de produtos do G Suite.

Imagem relacionada a Google Sheets oferece melhor análise e visualização de dados

Com o Google Sheet o usuário grava um comando e converte as ações em um Apps Script automaticamente. Caso queira atualizar sua planilha, basta editar o script diretamente, em vez de ter que regravar todas as informações do zero. Vale ressaltar que o Google permite a possibilidade de cada cliente escrever o seu próprio App Script, com suas funções, e importá-los como novos dados.

As novidades chegam também à atualização das planilhas, para que as empresas possam visualizar, analisar e compartilhar seus dados com mais facilidade.

Hoje, o Google permite adicionar quebras de página de impressão, tamanhos de papel personalizados, mais opções para agrupamento de linhas e colunas, além de uma maneira de adicionar caixas de seleção nas células. São atualizações que otimizam o trabalho diário, permitindo que o usuário agrupe seus dados por período de tempo da melhor maneira que preferir.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário