Georgios Papanikolaou é homenageado pelo Google

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está exibindo um doodle especial em homenagem a Georgios Papanikolaou. O citopatologista grego, conhecido por desenvolver o exame médico “Papanicolaou”, completaria hoje 136 anos.

História de Georgios Papanikolaou

Nascido na ilha grega de Eubéia, em 1883, Papanikolaou cresceu como filho de um médico. Embora ele inicialmente tenha estudado música e ciências humanas, ele mais tarde escolheu seguir os passos de seu pai e entrar no campo da medicina.

Papanikolaou começou a faculdade de medicina aos 15 anos e, após a formatura, serviu como cirurgião do exército nas guerras dos Bálcãs.

Em 1913, ele imigrou para os EUA com sua esposa, Andromachi Mavroyenis. O casal inicialmente lutou para se sustentar – Georgios vendia tapetes, tocava violino em restaurantes e Mary costurava botões por cinco dólares por semana – até ser recrutado como pesquisador na Universidade de Cornell.

Lá, Georgios trabalhou ao lado de sua esposa, que serviu como técnico e, às vezes, como sujeito de teste.

O avanço científico dos casais veio depois de recrutar um grupo de amigos próximos para participar de um estudo para sua pesquisa, que envolveu a realização de exames de Papanicolau.

Durante o estudo, Papanikolaou detectou células malignas e diagnosticou o câncer do colo do útero. Ainda hoje amplamente utilizado, o simples e baixo custo do exame de Papanicolaou possibilita a detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres.

Nomeado duas vezes para o Prêmio Nobel, Papanikolaou recebeu o Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Clínica em 1950 e seu retrato apareceu na nota grega de 10.000 dracmas, bem como um selo postal de 1978 nos EUA.

Um instituto de pesquisa de câncer de Miami que o contratou no final de sua carreira também foi renomeado em sua homenagem.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
2 Comentários