Orkut voltou? A resposta é não

Renê Fraga
2 min de leitura

Não deixe a nostalgia roubar seus dados pessoais: o Orkut não voltou e, claro, não tem qualquer ligação com o Google.

Um aplicativo usando a identidade visual e o nome da rede social apareceu na loja de aplicativos do Google Play e tem feito muitos usuários acreditarem que o Google restabeleceu o desenvolvimento da extinta plataforma social.

Criado por desenvolvedores que alegam ser “fãs do antigo site”, o aplicativo não possui qualquer ligação com o Orkut.com ou com a gigante de Mountain View, e nem mesmo com o ex-engenheiro turco do Google, Orkut Büyükkökten.

Imagem relacionada a Orkut voltou? A resposta é não

“Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”, diz uma mensagem na página.

Por não se tratar de um produto do Google, não há garantia de proteção de dados por parte de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Assim, a ferramenta gerenciada por terceiros pode resultar em vazamentos, ou, até mesmo, roubo de informações pessoais.

Criado em 2004, o Orkut mudou a forma como os brasileiros interagiam online e se tornou rapidamente uma febre nacional.

Em 2014, após 10 anos de existência, o site foi encerrado para dar lugar ao também descontinuado Google+.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário