Apple pode lançar busca para competir com o Google

Renê Fraga
3 min de leitura

Aos poucos, a Apple tem elevado seus investimentos em pesquisa e também aumentado a sua busca por engenheiros de pesquisa.

iOS e iPadOS 14 beta vem substituindo o Google com a Pesquisa Spotlight, embora não esteja claro se a Apple ainda usa o Bing, já que os resultados são rotulados apenas como sugestões de Siri.

A Apple atualizou recentemente sua página sobre o rastreador da web Applebot e as adições são muito semelhantes as diretrizes que o Google fornece a webmasters e SEOs.

Aqui estão as mudanças que eles fizeram na página de suporte do Applebot.

  • Adicionou como verificar o tráfego do Applebot
  • Detalhes sobre o agente Applebot, incluindo diferenças entre sua versão para desktop e móvel
  • Regras de robots.txt expandidas
  • Seção informando que eles não apenas rastreiam HTML, mas também renderizam as páginas
  • Seção sobre classificações de pesquisa e os fatores de classificação dos resultados da pesquisa na web

Não há informações exatas de como e quando a Apple pretende colocar sua busca disponível ao público. Se ela será pública como o Google ou apenas interna em seus produtos.

Segundo o site Coywolf, a Apple tem muito a ganhar com este modelo. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • A promoção de aplicativos nos resultados de pesquisa que irão beneficiar os serviços da Apple e prejudicar o impulso do Google para os PWAs .
  • Enfraquecimento do monopólio do Google sobre buscas e um golpe significativo em sua receita publicitária e mineração de dados.
  • A promoção de produtos e serviços Apple. Incluindo serviços difíceis como Apple News + e Apple TV +.
  • Controle e bloqueio contínuos do ecossistema da Apple. Os usuários ficarão dependentes de resultados de pesquisa personalizados com integração profunda de serviços e produtos que só são possíveis por meio de seu mecanismo de pesquisa.
  • A extensão de sua plataforma de veiculação de anúncios permitirá que os desenvolvedores de aplicativos promovam seus aplicativos nos resultados de pesquisa.

A chegada da Apple no mercado de buscas pode trazer mudanças drásticas para o setor, criando novas oportunidades para publishers e também expor o Google a novos desafios.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário