Recurso de redefinição automática de permissões do Android 11 chegará a mais aparelhos

Renê Fraga
1 min de leitura

Quando o Google lançou o Android 11 no final do verão passado, ele adicionou um recurso que redefine automaticamente as permissões do aplicativo.

Se você não usa um aplicativo há alguns meses, o sistema operacional pode revogar algumas permissões que você solicitou ao instalar o aplicativo pela primeira vez.

Este é um recurso útil, que infelizmente só está disponível em relativamente poucos dispositivos, já que a maioria dos fabricantes de Android só oferece suporte a atualizações de plataforma para seus dispositivos dentro de alguns anos.

A empresa anunciou em uma atualização de desenvolvedor hoje que a partir de dezembro de 2021, o Google começará a lançar esse recurso em todos os dispositivos que executam o Android 6 (Marshmallow) ou superior.

O recurso virá em uma atualização do Google Play Services que a empresa lançará para “bilhões” de dispositivos. Depois de instalar o novo software em seu dispositivo, os aplicativos voltados para o Android 11 ou superior terão o recurso habilitado por padrão. 

Para os aplicativos desenvolvidos para versões anteriores do sistema operacional, você terá a opção de habilitá-los manualmente.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
2 Comentários