Política do YouTube contra desinformação reduziu número de vídeos enganosos no Facebook e Twitter

Renê Fraga
1 min de leitura

Uma pesquisa nos EUA descobriu que as políticas recentes do YouTube para conter a desinformação eleitoral tiveram impacto no número de vídeos falsos e enganosos no Facebook e no Twitter.

O relatório, feito por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York, mostrou que a inicitiva do YouTube de coibir vídeos com conteúdo de desinforção levaram a uma queda dramática nas declarações eleitorais enganosas no Twitter.

Naquele período, a proporção de vídeos de fraude eleitoral compartilhados no Twitter a partir do YouTube caiu para menos de 20%.

Os pesquisadores também viram essa mesma tendência no Facebook. Antes da decisão política do YouTube em 8 de dezembro, cerca de 18% de todos os vídeos compartilhados na plataforma estavam relacionados a teorias de fraude eleitoral. No dia da posse de Biden, esse número caiu para quatro por cento.

Para compilar suas descobertas, a equipe coletou uma amostra aleatória de 10 por cento de todos os tweets a cada dia e, em seguida, isolou aqueles que vinculavam a vídeos do YouTube. Eles fizeram o mesmo no Facebook.

As descobertas destacam o papel e a influência do YouTube na forma como as informações são compartilhadas.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário