Projeto Starline do Google, que cria uma telepresença 3D, inicia testes com parceiros

Renê Fraga
2 min de leitura

Projeto Starline é uma “janela mágica” do Google que transmite uma imagem 3D em tamanho real da pessoa com quem você está conversando em uma tela especial que a faz parecer como se estivesse sentada à sua frente.

Para criar essa experiência, o Google utiliza uma tela de 65 polegadas com resolução 8K, dezenas de sensores, áudios espaciais e inteligência artificial que reproduzem com exatidão a percepção de que a pessoa está realmente ali na sua frente.

Project Starline: Feel like you're there, together

“Para tornar essa experiência possível, aplicamos pesquisas em visão computacional, aprendizado de máquina, áudio espacial e compressão em tempo real”, escreveu Clay Bavor, do Google, em um post no blog

“Também desenvolvemos um sistema de exibição de campo de luz inovador que cria uma sensação de volume e profundidade que pode ser experimentada sem a necessidade de óculos ou fones de ouvido adicionais.”

Imagem relacionada a Projeto Starline do Google, que cria uma telepresença 3D, inicia testes com parceirosImagem relacionada a Projeto Starline do Google, que cria uma telepresença 3D, inicia testes com parceiros
Foto e Arte: Arstechnica.

Projeto Starline requer uma configuração bastante elaborada sem necessidade de dispositivos headset. No módulo comparativo acima, arraste para o lado para entender os recursos necessários para funcionar.

Até então, os testes estavam praticamente restritos a apenas em alguns escritórios do Google, mas a gigante de Mountain View vem explorando a tecnologia com parceiros e setores.

Os primeiros parceiros do programa incluem Salesforce, WeWork, T-Mobile e Hackensack Meridian Health, entre outros. Mais de 100 empresas espalhadas por saúde, mídia e varejistas já teriam testado a tecnologia.

“Além dos funcionários do Google, também convidamos mais de 100 parceiros empresariais em áreas como mídia, saúde e varejo para participar de demonstrações nos escritórios do Google e nos fornecer feedback sobre a experiência e os aplicativos para seus negócios. Vemos muitas maneiras pelas quais o Projeto Starline pode agregar valor comercial em vários setores, e continuamos focados em torná-lo mais acessível.”

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário