Android 14 pode impulsionar o uso do codec de vídeo AV1 em dispositivos móveis

Renê Fraga
2 min de leitura

Sabemos pouco sobre a próxima versão do Android, o Android 14, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis, mas alguns boatos começam a surgir.

O Google poderia promover o uso do codec de vídeo AV1 em dispositivos móveis tornando-o requisito obrigatório para um dispositivo móvel para poder executar o Android 14.

Uma publicação do XDA Developers, aponta para a inclusão da codificação AV1 ao VideoCodecTest no Android Compatibility Test Suite (CTS), que é um sistema de teste automatizado que verifica a compatibilidade de um dispositivo para executar uma versão do sistema.

O codec de vídeo AV1 é um codec de compressão de vídeo desenvolvido pela Alliance for Open Media, uma organização formada por empresas do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações.

O AV1 foi projetado para fornecer uma alta qualidade de imagem com uma taxa de compressão mais eficiente do que os codecs de vídeo existentes, o que significa que ele pode fornecer vídeos de alta qualidade com arquivos menores ou uma qualidade de imagem similar com arquivos menores em comparação com outros codecs.

O AV1 foi projetado para ser compatível com a web e é amplamente utilizado em plataformas de streaming de vídeo, como o YouTube e o Netflix.

Ele também é compatível com a maioria dos dispositivos modernos, incluindo computadores, smartphones e tablets.

Além disso, o AV1 é amplamente utilizado em aplicativos de videoconferência e transmissão ao vivo devido à sua capacidade de fornecer alta qualidade de imagem com baixa latência.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário