Futuros telefones Android vão contar com carregamento rápido sem fio semelhante ao MagSafe

Renê Fraga
3 min de leitura

O Wireless Power Consortium (WPC) revelou o Qi2, o sucessor do padrão de carregamento sem fio Qi, que incorpora alguns recursos da tecnologia MagSafe da Apple.

A intenção é criar um sistema unificado que funcionará tanto com dispositivos Android quanto Apple, de acordo com o comunicado do WPC.

O Qi2 substituirá o padrão Qi atual, que existe há mais de 13 anos, e será construído com a tecnologia MagSafe da Apple presente no iPhone 12, utilizando um sistema de ímãs e uma bobina de carregamento sem fio semelhantes.

No entanto, ele incluirá algo chamado Magnetic Power Profile, que garante que os telefones e outros dispositivos fiquem perfeitamente alinhados para obter a máxima velocidade e eficiência de carregamento, além de garantir a compatibilidade entre as marcas.

A primeira versão Qi2.0 será lançada este ano, com suporte a carregamento de 15 watts, detecção de objetos estranhos e muito mais.

Ele também oferecerá carregamento mais rápido para alguns dispositivos, melhorará a segurança e evitará danos aos dispositivos ou encurtamento da vida útil das baterias.

O padrão Magnetic Power Profile também torna as futuras melhorias mais fáceis.

As próximas iterações aumentarão “significativamente” os níveis de carregamento acima de 15 watts, segundo o WPC ao The Verge.

Ele também pode permitir o carregamento sem fio para acessórios de formatos incomuns que não são compatíveis com as bases de carregamento planas atuais.

Ainda há algumas incertezas, como se o Qi2 será compatível com o padrão Qi atual ou com a tecnologia MagSafe da Apple.

Também exigirá autenticação, o que pode permitir que os fabricantes recusem o carregamento de dispositivos não certificados.

Espera-se que os fabricantes de dispositivos e carregadores trabalhem para obter a compatibilidade principal.

“O alinhamento perfeito do Qi2 melhora a eficiência energética reduzindo a perda de energia que pode acontecer quando o telefone ou o carregador não está alinhado”, disse o diretor executivo da WPC, Paul Struhsaker, em um comunicado.

“Igualmente importante, o Qi2 reduzirá consideravelmente o desperdício de aterro associado à substituição do carregador com fio devido à quebra de plugues e ao estresse colocado nos cabos devido à conexão e desconexão diária”.

Via

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário