MusicLM: AI do Google consegue criar música a partir de uma descrição de texto

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google lançou o MusicLM, um sistema de inteligência artificial (IA) capaz de criar música em qualquer gênero com base em uma descrição de texto.

Com o uso de um modelo avançado e um vasto banco de dados de treinamento (280.000 horas de música), o MusicLM é capaz de produzir música com variedade e profundidade surpreendentes.

Além de combinar gêneros e instrumentos, a IA também é capaz de escrever faixas utilizando conceitos abstratos normalmente difíceis de serem compreendidos por computadores.

Contudo, o MusicLM ainda tem alguns problemas, como algumas composições que podem soar estranhas e vocais que tendem a ser incompreensíveis. As performances também podem ser repetitivas de maneiras que as obras humanas não são.

Infelizmente, os pesquisadores do Google não estão disponibilizando o MusicLM para o público devido a questões de direitos autorais.

Cerca de 1% da música produzida pelo MusicLM foi copiada diretamente das músicas de treinamento.

As questões relacionadas ao licenciamento da música IA ainda não foram resolvidas, e é possível que seja necessário obter autorizações para lançar músicas criadas por IA, assim como os músicos que dependem de samples.

Ouça alguns samples disponibilizados pelo Google:

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário