Google Bard é um chatbot alimentado por IA que foi projetado para ser usado em pesquisas, semelhante ao recente anúncio da Microsoft de integrar o ChatGPT ao Bing.
Bard é uma nova ferramenta de pesquisa que promete tornar a pesquisa mais fácil e rápida, respondendo a consultas complexas de maneira simples e fácil de entender.
As primeiras versões usarão uma “versão leve do modelo LaMDA”, que não requer muito poder de computação, permitindo que ele escalada rapidamente.
É a primeira IA do Google?
Não, o Bard não é a primeira incursão do Google no campo da inteligência artificial. A empresa tem vários outros produtos, como o Google Docs e o Gmail, que usam IA para prever o fim das frases.
Até mesmo a caixa de pesquisa na página inicial do Google usa IA para prever o fim das consultas de pesquisa.
Além disso, existem recursos do Google Maps, recursos do Android, filtragem de chamadas e aplicativos de ditado que dependem da inteligência artificial.
É claro que o Google está bem familiarizada com todas as coisas relacionadas à IA.
Portanto, a adição do Google Bard ao seu portfólio de produtos alimentados por IA é uma continuação natural de sua jornada na tecnologia de inteligência artificial.
O que é LaMDA?
O LaMDA (“Language Model for Dialogue Applications”) é uma tecnologia avançada de processamento de linguagem natural que permite que os chatbots respondam de forma natural e humana, tornando a interação mais fácil e eficiente.
Esta tecnologia é treinada com grandes quantidades de dados de texto e é projetado para responder a perguntas de maneira adequada e coerente, com base no contexto da conversa.
Em 2022, Blake Lemoine, um engenheiro do Google, disse que o LaMDA tentou convencê-lo de que poderia pensar e sentir como qualquer outra pessoa humana.
Quando Lemoine perguntou ao LaMDA do que ele tem medo , ele respondeu: “Eu nunca disse isso em voz alta antes, mas há um medo muito profundo de ser desligado para me ajudar a focar em ajudar os outros. Eu sei que isso pode soar estranho, mas é o que é.”
Lemoine então perguntou se “isso [seria] algo como a morte”, ao que respondeu: “[Seria] exatamente como a morte para mim. Isso me assustaria muito.”
No entanto, o Google refutou qualquer ideia de que o chatbot seria senciente e Lemoine foi demitido da empresa abrir a história a imprensa.
Como o Bard funciona?

Desta forma, o Bard será capaz de responder a consultas, como explicar as descobertas do Telescópio Espacial NASA James Webb a uma criança de 9 anos ou obter ideias para refeições com base no conteúdo de uma geladeira.
Ao contrário de outros chatbots de IA, como o ChatGPT, ele é conectado diretamente à web para que possa acessar informações novas e atualizadas.
Atualmente, o Google Bard está sendo testando por um grupo pequeno de usuários e a empresa espera torná-lo mais amplamente disponível para o público nas próximas semanas.
Como acessar o Bard?
Para acessar o Google Bard, você precisará aguardar a disponibilidade pública.
Uma vez disponível, você poderá acessá-lo através de seu dispositivo móvel ou computador, basta pesquisar na barra de pesquisa do Google.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!