Android 14 vai trazer recursos para acelerar a adoção do eSIM

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está se preparando para colocar o eSIM como padrão no Android 14.

Configurações ocultas na primeira prévia para desenvolvedores do Android 14, mostra que a empresa pode adicionar uma opção para converter um cartão SIM físico em eSIM.

Um recurso encontrado na próxima versão do aplicativo de configurações foi descoberto pelo especialista em Android, Mishaal Rahman.

A nova opção é chamada de “Converter para eSIM”. A página que acompanha essa opção não parece estar totalmente finalizada, pois o texto aparece na interface de pesquisa em vez de em um menu dedicado.

Rahman afirma ainda que o Android 14 também está preparando uma opção para transferir eSIMs entre diferentes dispositivos, embora isso não seja mostrado na tela.

No entanto, a nova opção de configuração não funciona por si só, mas precisa de recursos adicionais. Rahman encontrou esses recursos no aplicativo de gerenciamento de SIM pré-instalado, que os telefones Pixel usam para vários recursos relacionados ao SIM e à rede em segundo plano.

Esses recursos foram adicionados já na segunda versão beta do Android 13 QPR2, embora essa versão mais antiga pareça não ter as opções de configuração do sistema que acompanham.

Quanto à conversão de SIM em eSIM, Rahman deixa claro que isso não será possível para todos os cartões SIM existentes.

As operadoras precisarão suportar a ativação desses novos eSIMs criados, então pode levar um tempo até que seja uma opção amplamente suportada.

A transferência de eSIM entre dispositivos também não faz parte das especificações nativas de eSIM, portanto, ainda não se sabe se funcionará apenas em telefones Pixel ou em mais telefones Android.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário