Novos chips personalizados do Google prometem melhorar a eficiência dos servidores

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google é uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo e oferece uma variedade de serviços que dependem de servidores para funcionar.

Para tornar esses servidores mais eficientes, o Google anunciou que está desenvolvendo seus próprios chips personalizados.

Os novos chips estão sendo projetados para serem mais eficientes em termos de custo e performance. Eles são baseados na tecnologia ARM, que é usada em muitos dispositivos móveis e oferece um bom equilíbrio entre eficiência e desempenho.

Os novos chips estão sendo desenvolvidos por uma equipe liderada por Uri Frank, um veterano em design de chips que já trabalhou na Intel.

A equipe está trabalhando em dois chips diferentes, um chamado de Maple e outro chamado de Cypress. O Maple é baseado em um design existente da Marvell Technology, enquanto o Cypress é um design interno desenvolvido por uma equipe em Israel.

O design do Maple já foi concluído e enviado para produção de teste, enquanto o Cypress deve atingir essa etapa no segundo trimestre de 2022.

Os novos chips são esperados para serem usados em servidores já em 2025.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário