YouTube oferece novas opções para o uso de música em vídeos

Renê Fraga
2 min de leitura

O YouTube anunciou um novo programa que visa oferecer mais liberdade para os criadores de conteúdo em relação ao uso de músicas em seus vídeos.

Embora a plataforma já possua uma biblioteca de faixas que podem ser usadas gratuitamente, a nova opção propõe que os criadores utilizem músicas com licença em seus vídeos, sem que isso afete a monetização de seus canais.

Atualmente, essa dinâmica está sendo implementada nos Estados Unidos para os criadores que fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube, mas em breve se estenderá a outros países.

O programa permite que os criadores usem músicas com licença em seus vídeos de duas maneiras. Em primeiro lugar, eles podem comprar uma licença para utilizar uma determinada música, o que lhes permitirá usar a faixa em seus vídeos sem nenhuma alteração na monetização.

Ou seja, podem monetizar seus vídeos como se não estivessem usando nenhuma música, mantendo a totalidade dos lucros.

Em segundo lugar, se a compra de uma licença for muito cara, os criadores podem escolher uma das músicas oferecidas pelo programa e usá-la em seus vídeos sem pagar nada inicialmente.

No entanto, nesse caso, há uma divisão dos lucros. Isso significa que o criador precisará dividir seus ganhos com o autor da música ou os titulares dos direitos autorais.

No entanto, existem vários detalhes a serem considerados em relação a essa segunda opção, como a duração do vídeo e da música usada, o formato do conteúdo e a forma como o YouTube distribui os lucros.

Além disso, os titulares dos direitos autorais podem cancelar a monetização da faixa.

Portanto, é importante ter em mente que existem várias condições e detalhes a serem considerados antes de escolher uma ou outra opção.

Por enquanto, o programa está disponível apenas nos Estados Unidos, o que dá ao YouTube um tempo para aprimorar o sistema antes de implementá-lo em outros mercados.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário