Neste último final de semana, uma tragédia ocorreu no Litoral Norte de São Paulo, onde uma forte tempestade causou deslizamentos de terra e deixou pelo menos 49 pessoas mortas.
Infelizmente, essa tragédia poderia ter sido evitada se o alerta de emergência nos celulares estivesse funcionado corretamente no Brasil.
O alerta de emergência é uma função disponível em smartphones Android que permite que os usuários recebam alertas em caso de desastres naturais, como tsunamis, terremotos, furacões, tornados e outros incidentes graves.
No entanto, no Brasil, essa função não parece estar funcionando corretamente, ou mesmo, não foi ativada pelos órgãos públicos, o que pode ter impedido muitas pessoas de receberem os alertas em tempo hábil para se protegerem.
De acordo com o G1, o governo de São Paulo e a prefeitura sabiam da tragédia dois dias antes, mas que avisaram apenas por SMS.
Foram enviadas 34 mil mensagens para pessoas cadastradas na plataforma estadual antes da tragédia em todo o Litoral Norte – a região tem 288 mil habitantes – ou seja, além do recebimento limitado, muitos provavelmente ignoraram a mensagem de texto.
O alerta de emergência do celular Android é uma solução mais eficiente do que o SMS. Para ativar essa função (por padrão, já tem ativado), basta acessar as configurações do seu celular, procurar por “Alerta de emergência” e ativar a opção.

Embora essa função esteja amplamente disponível em celulares Android, o Brasil não tem um sistema padronizado de emergência para celulares, o que dificulta a integração da funcionalidade do Android.
É importante ressaltar a importância do alerta de emergência em casos de desastres naturais, pois pode ajudar a salvar vidas.
Por isso, é fundamental que o governo brasileiro trabalhe com o Google para implementar uma plataforma nacional de alertas eficiente.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!