Denuvo: o sistema de proteção de software que divide opiniões

Renê Fraga
2 min de leitura

Você já ouviu falar do Denuvo? Trata-se de uma tecnologia de proteção de software, desenvolvida pela empresa austríaca Denuvo Software Solutions GmbH, com o objetivo de combater a pirataria de jogos eletrônicos, aplicativos e outros softwares.

Mas como o Denuvo faz isso?

Através da incorporação de uma camada adicional de proteção em tempo real, capaz de detectar e impedir tentativas de cracking ou alteração do software.

E para isso, utiliza algoritmos de criptografia avançados e verificações de integridade, a fim de proteger o software de modificações não autorizadas.

O principal alvo do Denuvo são os jogos eletrônicos, devido à alta taxa de pirataria nesse setor.

E é por isso que o uso do Denuvo pode impedir que usuários pirateiem jogos eletrônicos por semanas, meses ou até anos após o lançamento do jogo, ajudando a proteger a receita das empresas desenvolvedoras e editoras.

No entanto, nem todo mundo é a favor do Denuvo. Algumas pessoas argumentam que a tecnologia pode afetar o desempenho do jogo e levar a problemas de compatibilidade com certas configurações de hardware.

Opinião dos gamers

Além disso, alguns jogadores e comunidades de jogos se opõem ao uso do Denuvo, argumentando que ele viola a privacidade do usuário e restringe a liberdade de uso do software.

Apesar das controvérsias, o Denuvo continua sendo uma das principais tecnologias de proteção de software disponíveis atualmente, contribuindo para a segurança digital de diversos softwares.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário