Google esclarece: domínios com hífens não são vistos como de baixa qualidade

Renê Fraga
2 min de leitura

“Domínios com hífen afetam o ranqueamento no Google?” é uma pergunta que muitos donos de sites já se fizeram.

O especialista em SEO do Google, John Mueller, respondeu a essa dúvida no Twitter, afirmando que não, os domínios com hífen não são considerados de baixa qualidade pelos algoritmos do Google.

É importante ressaltar que essa não é uma pergunta nova. Em 2007, já se discutia sobre o uso de múltiplos hífens em um nome de domínio, o que poderia acionar um filtro de hífen no SEO do Google.

Mas, quando se trata de escolher entre sublinhados ou hífens em suas URLs, o Google recomenda sempre optar pelos hífens, pois eles são separadores de palavras.

Embora um nome de domínio cheio de hífens possa parecer spam para alguns, isso não significa que ele será prejudicado no ranking do Google apenas por essa razão.

É importante lembrar que a qualidade do conteúdo do site, a relevância e a autoridade também são fatores que afetam o ranqueamento.

A discussão sobre o uso de hífens em domínios pode ter sido motivada por um vazamento de código-fonte da Yandex Search, que é uma ferramenta de busca russa.

Mas, como afirmou Mueller, os algoritmos do Google são diferentes e não veem o uso de hífens como um fator negativo.

Por fim, é importante lembrar que o uso de hífens em um domínio deve ser feito de forma moderada e com bom senso, para não prejudicar a compreensão do nome do site pelos usuários.

Além disso, é fundamental focar na qualidade do conteúdo e na otimização de outras técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento nas buscas do Google.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário