Você lembra? Xperia Play, o icônico smartphone gamer da Sony

Renê Fraga
3 min de leitura

Se você é um gamer que cresceu na década de 90 ou início dos anos 2000, provavelmente se lembra do icônico PlayStation da Sony, um console que marcou a infância de muita gente.

E se eu te disser que a Sony lançou um smartphone que também era um console? Sim, estamos falando do Xperia Play, lançado em 2011.

O Xperia Play foi uma tentativa da Sony de se diferenciar no mercado de smartphones, oferecendo algo que nenhuma outra empresa tinha oferecido antes: um smartphone com botões de controle físicos, semelhantes aos de um console de videogame.

O Xperia Play foi equipado com um processador de 1 GHz, 512 MB de RAM e uma tela de 4 polegadas.

Ele também tinha uma câmera traseira de 5 megapixels e uma frontal de 0,3 megapixels, além de uma bateria de 1500 mAh. Mas o que realmente diferenciou o Xperia Play foi sua capacidade de jogos.

O smartphone foi lançado com mais de 50 jogos de console disponíveis para download na loja de aplicativos da Sony, incluindo títulos famosos como Crash Bandicoot, Tomb Raider e Minecraft.

E, como mencionado antes, ele tinha botões físicos, semelhantes aos de um console, que proporcionavam uma experiência de jogo muito mais envolvente do que a oferecida pelos smartphones convencionais.

O Xperia Play também apresentava um design único, com uma aparência semelhante à de um PlayStation. O controle deslizante que revelava os botões de controle físicos do Xperia Play era, sem dúvida, uma das características mais marcantes do smartphone.

Ele também vinha com alto-falantes estéreo embutidos, que proporcionavam uma experiência de áudio imersiva para jogos e mídia em geral.

Infelizmente, o Xperia Play não foi um sucesso de vendas, apesar de seu apelo para gamers. A falta de jogos exclusivos para o dispositivo, juntamente com uma plataforma de jogos mais popular disponível em outras plataformas, limitou seu potencial.

O Xperia Play ainda é lembrado por muitos como um dispositivo icônico e uma tentativa ousada da Sony de inovar no mercado de smartphones.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário