Google aposta em IA generativa para melhorar experiência do usuário

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google anunciou que está tornando suas melhores ferramentas de inteligência artificial (IA) disponíveis para desenvolvedores e empresas através do Google Cloud e de um novo ambiente de prototipagem chamado MakerSuite.

O objetivo é ajudar os desenvolvedores a experimentarem e construírem aplicativos baseados em IA de maneira fácil, segura e escalável.

O PaLM API e o MakerSuite são a nova forma de explorar e prototipar aplicativos com IA generativa. O Google está tornando um modelo eficiente disponível, em termos de tamanho e recursos, e adicionará outros tamanhos em breve.

A API vem com a ferramenta intuitiva MakerSuite, que permite prototipar rapidamente ideias e, ao longo do tempo, terá recursos para engenharia de prompts, geração de dados sintéticos e ajuste de modelo personalizado, tudo suportado por robustas ferramentas de segurança.

Além disso, o Google está trazendo novas capacidades de IA generativa para o portfólio do Google Cloud para ajudar desenvolvedores e organizações a acessarem segurança, privacidade e integração com suas soluções existentes.

O suporte para IA generativa em Vertex AI, plataforma do Google Cloud, permite que as empresas descubram modelos, criem e modifiquem prompts e os ajustem com seus próprios dados, além de implantar aplicativos que utilizam essas novas tecnologias poderosas.

Já o Generative AI App Builder conecta fluxos de IA conversacional com experiências de busca e modelos de fundação, ajudando as empresas a criar aplicativos de IA generativos em minutos ou horas.

Além disso, o Google anunciou que disponibilizará um novo conjunto de recursos de IA generativa para um número limitado de testadores confiáveis no Google Workspace.

O objetivo é tornar o processo de escrita ainda mais fácil, com recursos como a geração automática de rascunhos para um determinado tópico, como um e-mail de boas-vindas para um novo funcionário.

A gigante de Mountain View diz estar ciente dos desafios complexos que a IA generativa pode apresentar e, por isso, está trabalhando em parceria com testadores internos e externos para garantir que seus modelos sejam seguros e úteis para todos.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário