Comissão de concorrência espanhola investiga práticas da Google sobre publicação de notícias

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google é alvo de investigação antitruste na Espanha por possível impacto em editores e agências de notícias do país.

A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência da Espanha (CNMC) abriu a investigação em resposta a uma reclamação do Centro Espanhol de Direitos Reprográficos.

Os reguladores estão preocupados com possíveis práticas anticompetitivas da gigante de buscas, que podem estar impondo condições comerciais injustas aos editores de publicações de imprensa e agências de notícias estabelecidas no país para a exploração de seus conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual.

A investigação deve durar 18 meses, período em que tanto o Google quanto as organizações de mídia terão a oportunidade de apresentar seus casos.

Nos últimos anos, o Google enfrentou várias reclamações antitruste relacionadas a como exibe trechos de conteúdo nos resultados de pesquisa.

Em 2020, a empresa concordou em pagar aos editores franceses uma parte da receita de anúncios por meio de um acordo de licenciamento.

Em 2021, a gigante de tecnologia ameaçou desligar o Google Search na Austrália depois que reguladores aprovaram novas regras exigindo que o Google e o Facebook pagassem aos editores pelo conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa.

O Google acabou concordando em pagar alguns editores australianos após o governo implementar a política.

Com o Google capturando bilhões de dólares em anúncios, enquanto muitas redações lutam para sobreviver, não é de se surpreender que alguns jornalistas decidam se posicionar contra a empresa e forçá-la a dar um pagamento justo por seu conteúdo.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário