De acordo com uma fonte com conhecimento direto do assunto, a Microsoft ofereceu mudanças em suas práticas de computação em nuvem em um acordo com alguns rivais menores que, por sua vez, suspenderão suas reclamações antitruste. Essa ação deve evitar uma investigação da União Europeia.
No entanto, a Google Cloud não ficou satisfeita com essa oferta e acusou a Microsoft de práticas anticompetitivas no setor de computação em nuvem.
Segundo Amit Zavery, vice-presidente da Google Cloud, a Microsoft está utilizando sua posição dominante no mercado de softwares on-premise, como o Office 365 e o Windows, para tornar difícil para os clientes escolherem outras opções, o que acaba limitando a escolha dos usuários.
“Eles estão seletivamente comprando aqueles que reclamam e não disponibilizam esses termos para todos. Então, isso definitivamente torna uma vantagem injusta para a Microsoft e vincula as pessoas que reclamaram à Microsoft de qualquer maneira”, disse.
“O que quer que eles estejam oferecendo, deve haver condições para todos, não apenas para um ou dois que eles escolheram e escolheram, e isso mostra que eles têm tanto poder de mercado que podem fazer essas coisas individualmente. “
“Meu ponto para os reguladores seria que eles deveriam olhar para isso de forma holística, mesmo que um ou dois fornecedores possam fazer um acordo não resolva o problema mais amplo. E esse é o problema que realmente precisamos resolver, não os problemas dos fornecedores individuais.”
Muitos clientes têm reclamado que as práticas de bundling, bem como as restrições de preços e licenciamento impostas pela Microsoft, tornam difícil escolher outros provedores.
O Google Cloud afirmou que já levantou a questão com agências antitruste e pediu aos reguladores antitruste da União Europeia que investiguem mais a fundo a situação.
A Comissão Europeia se recusou a comentar.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!