Microsoft trabalha em projeto para criar sistema operacional mais leve que possa competir com o Chrome OS

Renê Fraga
3 min de leitura

Segundo fontes internas da Microsoft, a empresa está trabalhando em um novo projeto, chamado CorePC, para modernizar a plataforma Windows e torná-la capaz de competir com o Chrome OS do Google, que é conhecido por sua eficiência e agilidade em dispositivos mais simples e baratos, como os Chromebooks.

O CorePC é projetado para ser uma variante modular e personalizável do Windows, que permitirá que a Microsoft configure diferentes “edições” do sistema operacional com vários níveis de compatibilidade com recursos e aplicativos, incluindo aplicativos antigos do Win32, que são conhecidos por serem mais pesados e menos eficientes.

A ideia é que nem todos os PCs Windows precisem do suporte completo a esses aplicativos legados, permitindo que a empresa crie versões mais leves e eficientes para dispositivos mais simples.

Além disso, o CorePC será separado por estados, assim como o Windows Core OS, o que permitirá atualizações mais rápidas e uma plataforma mais segura por meio de partições de leitura apenas que são inacessíveis para o usuário e aplicativos de terceiros.

Essa separação também permitirá uma funcionalidade de reset de sistema mais rápida e confiável, importante para dispositivos em setores como a educação, onde os Chromebooks têm sido populares.

A Microsoft está testando uma versão do CorePC para dispositivos de baixo custo em setores como a educação, que só executaria o navegador Edge, aplicativos da web, aplicativos do Office e aplicativos do Android por meio do Project Latte. Essa versão seria cerca de 60-75% menor que o Windows 11 SE.

Embora a Microsoft não tenha conseguido enviar uma versão do Windows Core OS para dispositivos tradicionais de PC, o CorePC é uma nova tentativa de modernizar a plataforma Windows para competir com seus concorrentes mais modernos, como o Chrome OS, e oferecer uma opção mais leve e eficiente para dispositivos mais simples.

A empresa pretende ter o CorePC pronto para a próxima grande versão do Windows, prevista para 2024, e espera que isso ajude a impulsionar sua presença no mercado de dispositivos mais simples e acessíveis.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário