Grandes empresas de tecnologia estão reduzindo equipes responsáveis pela avaliação de questões éticas em torno da implementação da inteligência artificial, o que gera preocupações quanto à segurança da nova tecnologia conforme ela é amplamente adotada em produtos de consumo.
Microsoft, Meta, Google, Amazon e Twitter estão entre as empresas que cortaram membros de suas “equipes de IA responsável”, que aconselham sobre a segurança de produtos de consumo que usam inteligência artificial.
Embora os números de funcionários afetados ainda sejam pequenos, especialistas estão preocupados, pois os possíveis abusos da tecnologia estão sendo descobertos ao mesmo tempo em que milhões de pessoas começam a experimentar ferramentas de IA.
A Microsoft desfez toda a sua equipe de ética e sociedade em janeiro, o que liderou o trabalho inicial da empresa nessa área. A gigante da tecnologia disse que os cortes equivalem a menos de 10 cargos e que ainda tem centenas de pessoas trabalhando em seu escritório de IA responsável.
A Twitch, plataforma de streaming da Amazon, cortou sua equipe de IA ética na semana passada, tornando todas as equipes que trabalham em produtos de IA responsáveis por questões relacionadas a viés, de acordo com uma pessoa familiarizada com a mudança.
O papel das equipes internas de ética em IA tem sido objeto de escrutínio, pois há um debate sobre se qualquer intervenção humana em algoritmos deve ser mais transparente com a participação do público e dos reguladores.
A tensão entre o desenvolvimento de tecnologias de IA dentro das empresas e seu impacto e segurança já surgiu anteriormente no Google. Dois líderes de pesquisa em ética em IA, Timnit Gebru e Margaret Mitchell, deixaram a empresa em 2020 e 2021, respectivamente, após uma briga altamente divulgada com a empres
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!