Google incentiva desenvolvedores a permitir fácil remoção de contas de usuários em aplicativos Android

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está incentivando os desenvolvedores a permitir que os usuários removam facilmente suas contas em aplicativos Android.

Essa é a mais recente medida da iniciativa de segurança de dados da Play Store, que visa oferecer aos usuários maior controle sobre seus dados pessoais.

As aplicações móveis que oferecerem a possibilidade de solicitar a remoção de contas de usuário terão um distintivo específico em suas fichas na Google Play a partir do início do próximo ano.

Além disso, os usuários também terão uma nova área dedicada à remoção de dados, possibilitando que aqueles que removerem aplicativos de seus dispositivos e ainda tiverem contas de usuário possam solicitar a remoção dessas contas através da Google Play, sem precisar reinstalar os aplicativos.

O Google alerta que a desativação, desabilitação ou “congelamento” temporário da conta não serão considerados como remoção da mesma, e que as aplicações que precisarem reter dados dos usuários por motivos legais deverão informar isso de forma clara aos usuários em suas políticas de privacidade.

Essa medida faz parte do esforço do Google para garantir a segurança dos dados dos usuários na Play Store.

A seção de segurança de dados da Play Store já permite aos usuários saber quais dados as aplicações coletam e como os utilizam, através da nova seção de segurança de dados implementada no ano passado.

Os desenvolvedores terão até 7 de dezembro deste ano para responder às novas perguntas sobre a remoção de contas e enviar as respostas via console para desenvolvedores.

Aqueles que oferecerem a possibilidade de remoção de contas terão um distintivo específico em suas fichas na Google Play a partir do início do próximo ano.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário