Med-PaLM 2: Google apresenta modelo de IA capaz de responder perguntas médicas com precisão

Renê Fraga
3 min de leitura

A Google LLC lançou um conjunto de ferramentas de automação baseadas em nuvem para organizações de saúde e apresentou o Med-PaLM 2, uma rede neural capaz de responder a perguntas de exames médicos.

As tecnologias foram apresentadas no evento anual de saúde da empresa, The Check Up.

O destaque do evento foi o anúncio do Med-PaLM 2, um novo modelo de inteligência artificial desenvolvido internamente pela Google.

Ele consegue responder a perguntas médicas de forma detalhada em linguagem natural, além de explicar a lógica por trás de suas respostas.

A precisão da IA foi avaliada pela empresa com base em uma série de perguntas no estilo do Exame de Licenciamento Médico dos EUA, alcançando uma pontuação de 85%, 18% a mais do que o modelo anterior, o Med-PaLM.

A Google planeja disponibilizar o Med-PaLM 2 para um número limitado de clientes nas próximas semanas, com o objetivo de explorar como o modelo pode ser aplicado na área médica.

Além disso, a empresa anunciou quatro novas parcerias na área da saúde, incluindo uma com uma organização baseada em IA liderada pela organização de saúde sem fins lucrativos Right to Care, que visa disponibilizar triagens de tuberculose baseadas em IA na África Subsaariana.

Outra novidade é a Claims Acceleration Suite, uma oferta que utiliza a IA para reduzir o trabalho administrativo em organizações de saúde.

A oferta usa vários serviços existentes do Google Cloud, incluindo a API Document AI, para extrair informações de documentos.

Ela tem como objetivo acelerar dois processos comuns de administração de saúde: processamento de sinistros de seguros e autorização prévia de seguros de saúde. A oferta suporta apenas o último caso no momento do lançamento.

Com essas novidades, a Google avança em seus esforços para apoiar o trabalho de profissionais da área médica, desenvolvendo modelos de IA para aprimorar a interpretação de imagens de ultrassom e acelerar tarefas administrativas, além de estabelecer parcerias com organizações de saúde para ampliar o acesso a cuidados médicos em diferentes regiões do mundo.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário